domingo, 23 de outubro de 2011

Papel da familia na surdez

        
 
Curso:EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS COM DEF. AUDITIVA
Disciplina:Estratégias,Recursos e Adaptações para alunos com Def. Auditiva I
Tutor(a):JULIANA CARDOSO DE MELO





                           O papel da família na surdez e suas ações



           A família é a primeira instancia social da qual a criança faz parte, ela é o ponto de apoio e sustentação do ser humano.
          Aquilo que acontece no âmbito familiar de qualquer aluno tem uma grande importância em seu desenvolvimento e em sua aprendizagem, ou seja, em seu sucesso escolar. As relações que existem na família, o clima social e emocional, o acompanhamento do progresso das crianças e as expectativas em relação a elas são fatores de grande influência na evolução de todos os alunos. No caso das crianças surdas, além daqueles, há um aspecto no ambiente familiar que tem uma relevância particular: o tipo de comunicação que se utiliza em casa. A forma e o estilo de comunicação que os pais utilizam com a criança surda têm uma grande importância para o desenvolvimento da mesma. Por isso é de fundamental importância que haja uma estreita correlação entre o modo de comunicação que se emprega na família e o modo de comunicação que se emprega na escola. Quando a criança surda nasce em uma família de ouvintes, provavelmente num primeiro momento ela vai viver num contexto oralista, a comunicação entre ambos será, geralmente, pela língua oral, repercutindo em uma limitação lingüística, diferente da criança surda que nasce de pais surdos, pois esta tem a informação visual garantida pela Língua de Sinais.
        A maioria das famílias de surdos num primeiro momento tem muita dificuldade na aceitação da surdez usando a oralização como forma de comunicação e insistindo para que os filhos falem tentando dessa maneira promover a reabilitação oral da criança.
        É extremamente importante a aceitação da família quanto a surdez da criança, e a apropriação dessa quanto as formas de comunicação e interação do surdo com o meio,com seus pares e com os outros.Por isso quanto mais cedo a família apropriar-se da língua de sinais e introduzir desde cedo no ambiente familiar maiores serão as chances de contextualização e compreensão do mundo.
         A criança passará por muitos professores, porém os pais são os mais importantes nesse processo. Nenhum professor conhecerá os filhos tão bem quanto os pais, nenhum professor passará tanto tempo com eles e os verá em diferentes situações. Dessa forma, quando os dois formam uma saudável parceria a criança só tem a ganhar. Cito algumas ações de estimulação da família que fortalecerão a aprendizagem na escola:
  • Primeiro saber lidar com a culpa, a raiva, a ansiedade e a rejeição;
  • Traçar novos planos e organizar novos meios para alcançá-los junto com a criança;
  • Passar segurança e acreditar nas potencialidades da criança
  • Comunicar-se com a criança o tempo todo
  • Cantar e contar muitas histórias
  • Incentivar os movimentos corporais, expressões faciais;
  • Explorar ao máximo todos os demais sentidos, principalmente o visual e os táteis para que a criança compreenda e interaja com o que esta sendo apresentado;
  • Conversar normalmente com a criança em todos os momentos como: na hora da alimentação, no banho, nas brincadeiras;
  • Contribuir para que a medida que a criança for fazendo novas descobertas ela se sinta segura e com autonomia;
  • Introduzir nas pequenas ações do cotidiano a língua de sinais e que juntos a família e a criança possam ir ampliando esta comunicação, pois nesse caso ambos estarão aprendendo;
  • Dar para a criança exemplos, impor limites e criar regras são ações muito importantes, pois nem sempre a família estará junta para resolver situações e no convívio com os outros seja na vizinhança, no parque, na escola a socialização é imprescindível;
Quando a criança ingressar na escola é fundamental a parceria dos pais com o professor na mediação de recursos e estratégias de aprendizagem e aquisição do Bilingüismo pela criança.

                                                                                                  Giane Xavier

Um comentário:

  1. Ice-Snow Peak Titanium Flask - TITanium's Tools & Tools
    Ice-Snow Peak Titanium Flask. Product Dimensions. 9.53 x 0.94 titanium apple watch x 0.93 inches; 2.82 lb; titanium hoop earrings 3.21 titanium tv alternative lb; 3.21 lb. Item Number: 1. Manufacturer: T-Shirt Dimensions: 9.53 x 0.94 x raw titanium 0.93 inches; 2.82 titanium easy flux 125 lb; 3.21 lb. Item Number: 1. Manufacturer: T-Shirt

    ResponderExcluir