terça-feira, 25 de outubro de 2011

Deficiência visual

Curso:EDUCAÇÃO ESPECIAL –DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Disciplina:FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tutor(a):JULIANA
Aluno(a):GIANE RAQUEL PEREIRA XAVIER

   

Sugestões para trabalhar com pessoas cegas ou com deficiência visual :

• Se a pessoa cega não estiver prestando atenção em você, toque em seu braço para indicar que você está falando com ela. Avise quando for embora, para que ela não fique falando sozinha;


• Se sua ajuda for aceita, nunca puxe a pessoa cega pelo braço. Ofereça seu cotovelo ou o ombro (caso você seja muito mais baixo do que ela). Geralmente, apenas com um leve toque a pessoa cega poderá seguir você com segurança e conforto;


• Num local estreito, como uma porta ou corredor por onde só passe uma pes­soa por vez, coloque o seu braço para trás ou ofereça o ombro, para que a pessoa cega continue a seguir você;


• Algumas pessoas, sem perceber, aumentam o tom de voz para falar com pessoas cegas. Use tom normal de voz; Não modifique a posição dos móveis sem avisar a pessoa cega e cuide para objetos não fiquem no seu caminho. Avise se houver objetos cortantes perto dela;


• Conserve as portas fechadas ou encostadas à parede;


• Para indicar uma cadeira, coloque a mão da pessoa cega sobre o encosto e informe se a cadeira tem braço ou não. Deixe que a pessoa se sente sozinha;


• Seja preciso ao indicar direções. Informe as distâncias em metros ou passos;


                  
 Se houver alunos com deficiência visual na sua sala, esperamos que estas sugestões contribuam para o aproveitamento do aluno; pode ser proveitoso incorporá-las em sua rotina.


• Leia ou peça para alguém ler o que está escrito no quadro;

• Sempre que possível, passe a mesma lição que foi dada para a classe;

• Procure o apoio do professor especializado, que ensinará à criança o sistema braile e acompanhará o processo de aprendizagem;

• Busca de recursos pedagógicos para o aluno com deficiência é um direito dele;
• Disponibilize com antecedência os textos e livros para o curso;

• Se possível, o material de estudo deve ser fornecido sob a forma de textos ampliados, textos em braile, textos e aulas gravadas em áudio ou em disquete,
de acordo com as necessidades do aluno e a possibilidade da escola. O aluno poderá, ainda, precisar utilizar auxílios ópticos e computadores com programas adaptados, assim como apoio para trabalho de laboratório e do pessoal da biblioteca;

• Durante as aulas, é útil identificar os conteúdos de uma figura e descrever a imagem e a sua posição;

• Substitua os gráficos e tabelas por outras questões ou utilize gráficos simples em relevo;

• Transcreva para braile as provas e outros materiais;

• Possibilite usar formas alternativas nas provas: o aluno pode ler o que escreveu em braile; ou escrever com tipos ampliados;

• Amplie o tempo disponível para a realização, das provas, se o aluno solicitar;

• Evite dar um exame diferente, pois isso pode ser considerado discriminatório e dificulta a avaliação comparativa com os outros estudantes, disponibilize os materiais impressos em Braille, ou utilize os programas como DOSVOX e para isso você deve recorrer a professora do AEE da sua escola ou de escola próxima.Vocês devem estabelecer parcerias;

• Ajude só na medida do necessário;

•Tenha um comportamento o mais natural possível, sem super proteção, ou pelo contrário, ignorando-o;





É importante ressaltar que, ao adaptarmos recursos didáticos para facilitar o aprendizado de alunos com deficiência,  acabamos beneficiando todos os alunos, pois recorrer a materiais concretos e diferenciados,  facilitam a compreensão dos conceitos e a troca entre todos os alunos.










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