domingo, 23 de outubro de 2011

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO



ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO



Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva - SEESP/MEC (2008)

                               


     


CONCEITO
          
É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).






O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.
        
O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.

ALUNOS ATENDIDOS NO AEE

           ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõe, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).

           ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).

        ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.

ATRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

           Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
        
           Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;

          Oferece Tecnologia Assistiva – TA;

           Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;

           Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).

           O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.

OFERTA DO AEE

           O AEE é ofertado em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior e nas modalidades: educação indígena, educação do campo e quilombola e nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos.

          O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas escolas comuns.
        
           Constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis.

                                        HORÁRIO DO AEE

           O AEE é preferencialmente realizado na própria escola em que o aluno estuda no período inverso ao da sala de aula comum que ele frequenta.

           Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em outra escola próxima ou em um centro de atendimento educacional especializado, sempre no contra turno da escola comum.











                                         ESPAÇOS DE AEE

           Preferencialmente em salas de recursos multifuncionais - nas escolas comuns

           Nos Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP

           Em Centros de Atendimento Educacional Especializados


                             O QUE SE TRABALHA NO AEE

                  Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

                  Língua Portuguesa na modalidade escrita.

                  Produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens.

                  Sistema Braille.

                  Orientação e mobilidade.

                  Tecnologias de informação e de comunicação (TICS) acessíveis: ponteiras de cabeça, acionadores, mouses, teclados com colméias, sintetizadores de voz, entre outros.

            Produção de materiais táteis (desenhos, mapas, gráficos).

                  Soroban (ábaco).

          Disponibilização de materiais didático-pedagógicos acessíveis: transcrição de material em tinta para o Braille, áudio-livro, texto digital acessível e outros.

                  Recursos ópticos e não ópticos.

                  Produção de textos escritos com caracteres ampliados, materiais com contraste visual.

                  Estimulação visual.

                  Comunicação alternativa e aumentativa – CAA.

                  Recursos de acessibilidade: engrossadores de lápis, plano inclinado, tesouras acessíveis, quadro magnético com letras imantadas.

                  Indicação e aquisição e a adequação de mobiliário: cadeiras, quadro.

                  Desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a  atividade cognitiva.

                  Alfabeto digital, Braille tátil, Tadoma.


PARA SABER MAIS

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf
www.assistiva.org.br
www.assistiva.com.br
http://www.lagares.org
http://www.cv.iit.nrc.ca/research/Nouse/index2.html
http://www.cameramouse.com
http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/
http://caec.nce.ufrj.br/~dosvox/index.html
http://www.nied.unicamp.br















                         QUEM ATUA NO AEE?

         É realizado mediante a atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de:
        
                  LIBRAS, língua portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua de pessoas com surdez;
                  Sistema Braille, soroban, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos;
                  Tecnologia Assistiva – TA;
                  Desenvolvimento de processos mentais;
                  Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, enriquecimento curricular e outros.


                       ORGANIZAÇÃO DO AEE

                  O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público-alvo da Educação Especial, nas escolas comuns.
                 A organização do atendimento educacional especializado considera as peculiaridades de cada aluno.
                  Alunos com a mesma deficiência podem necessitar de atendimentos diferenciados.
                  É possível atender aos alunos em pequenos grupos, se suas necessidades forem comuns a todos.


INTERAÇÕES DO PROFESSOR DO AEE COM O PROFESSOR DE SALA DE AULA

                  O professor de AEE e o da sala de aula interagem no sentido de assegurar o acesso e a participação autônoma do aluno nas atividades escolares.
                  Ele ensina os alunos da sala de aula a utilizarem os recursos que seu aluno utiliza em sala de aula.
                  Com base nessas interações o professor do AEE avalia e reformula suas ações no sentido de buscar novas estratégias e recursos, ou seja, ele refaz e reajusta o seu plano de AEE para o aluno.

INTERAÇÕES ENTRE O PROFESSOR DO AEE E  OS PROFISSIONAIS DA ÁREA CLÍNICA

           O papel do professor do AEE não deve ser confundido com o papel dos profissionais do atendimento clínico.
           O AEE é desenvolvido unicamente por professores especializados, embora suas atribuições possam ter articulações com profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e outras afins.

          O professor do AEE estabelece interlocuções com os profissionais do atendimento clínico da mesma forma que estabelece parcerias com outras áreas, tais como: arquitetura, engenharia, informática.

PLANO DE AEE

                  O Plano de AEE resulta das escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos, apoios mais adequados para que possam eliminar as barreiras que impedem o aluno de ter acesso ao que lhe é ensinado na sua turma da escola comum.
                 Para desenvolvê-lo é imprescindível uma articulação com o professor de AEE e os do ensino comum, entre os familiares do aluno e, se necessário, com profissionais da área clínica.
                  Na execução do plano de AEE, o professor procurará avaliar sistematicamente o seu Plano, revisando-o e atualizando-o, quando necessário.

Fontes do AEE-Marizete Muller - Assessora da Educação Inclusiva-SEDUC/RS.



                                   Giane Xavier
                                         Assessora da Ed. Inclusiva.
                                      23ª CRE-Vacaria/RS.

















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