quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um pouco da história da Educação inclusiva na 23ª CRE-VACARIA/RS

            A 23ª CRE,esta afinada com as Politicas Educacionais da Educação Inclusiva,buscando desenvolver parcerias com a rede municipal de educação SMED com objetivo de proporcionar aos professores tanto da rede regular como do AEE, acesso em formações continuadas.
           Neste ano foram promovidas capacitações de Educação Inclusiva:Um olhar diferençado com a participação de 80 professores da rede estadual,municipal e APAE.Onde os temas trabalhados foram desenvolvidos pelo professor Ibraim da CENSUPEG,psicólogas,fono e psicopedagogas que fazem o trabalho da area clínica da Apae.
           Formações com diretores e supervisores da rede estadual também tem sido fomentadas visto a importancia desses gestores no processo da inclusão dos alunos com deficiencia nas suas escolas.Neste trabalho temos enfatizado as questões legais da inclusão,questões do acolhimentoe sensibilização à cerca desses alunos,onde convidamos mães e colegas cujos filhos são deficientes.Citamos o nome da professora Débora Cordella,mãe da Rhaíssa,cuja história de vida e superação podem ser vistas no Blog da Rhaíssa e em videos no YOU TUBE. Aos professores especialistas que atuam nas salas multifuncionais foram oferecidas formações em AEE,com professores da UFSM.
          Com os professores das classes comuns e familiares de alunos incluídos estamos reforçando a importância do trabalho em conjunto com os especialistas em AEE,demonstrando que os trabalhos integrados complementam as possibilidades de sucesso dos alunos.
          A APAE também esta integrada no trabalho de inclusão dos alunos com deficiencia,transtornos globais do desenvolvimento disponibilizando os profissionais da rede clínica (psicólogas,fono,psicopedagoga,fisioterapeutas)quando necessário.
         Formação aos professores do AEE sobre as possibilidades e o uso das TAs com os alunos com deficiencia e os demais alunos também foi ofertado via NTE.Ministrado pela professora Nilva Michelon a 40 professores da rede estadual,municipal e APAE,sendo o pré requisito para participação o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos em momentos de formação nas suas escolas sedes.
         Atualmente estamos trabalhando com a ONG Cavalo Amigo,que traz na equoterapia muitos beneficios aos alunos com deficiencia,transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.Quem quiser conhecer este trabalho pode dar um espiadinha no YOU TUBE!
         Estamos trabalhando na assessoria as escolas na construção do plano de atendimento da escola acessível,onde junto com o engenheiro da CROP acompanhamos e orientamos na elaboraçãoo projeto de acessibilidade das escolas que foram contempladas verbas federais para construção de rampas,banheiros adaptados,corrimões,piso tátil ...de acordo com a necessidade de cada uma.Aqui em Vacaria temos quatro escolas que possuem salas multifuncionais e receberam estas verbas.
         Procuramos estimular nossas professoras especialistas em DA e DV a multiplicarem seus conhecimentos em libras e braille entre as pessoas interessadas em aprender através de cursos oferecidos pelo Centro Educacional Dom Orlando Dotti,coordenado pela diretora Irmã Edna.Nossa coordenadoria se responsabiliza pela validação e certificação desses cursos de 40h.
          Esta é um pouquinho da história da Educação Especial na perspctiva Inclusiva,realizada, na 23ª CRE em Vacaria/RS,pelas Assessoras da Educação Inclusiva Denise Munzi e Giane Xavier.
          Estamos sempre abertas para ouvir sugestões que contribuam para o sucesso deste projeto tão importante para TODOS.
                
                                                                                                 Giane Xavier
                                                                                           Psicóloga e Orientadora Escolar
                                                                                           Especialista em DMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário