domingo, 23 de outubro de 2011

AVALIAR...PERCORRENDO CAMINHOS

O QUE É AVALIAÇÃO?





Para Luckesi (2003), avaliação é:


·        COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM

·        INVESTIGAÇÃO


·        COMPREENSÃO DA REALIDADE:

CONTEXTO
EXTRA-ESCOLAR
RESPEITO ÀS FASES DO
DESENVOLVIMENTO
CONHECIMENTO
PRÉVIO



·   INTERVENÇÃO:

SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS ADEQUADAS
        TOMADA DE DECISÕES






                     A avaliação será feita com base no acompanhamento, na observação e no registro do educador em relação ao desenvolvimento e aos progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, mas fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegou meu aluno e o que ainda precisamos buscar.

AVALIAR ADEQUADAMENTE
IMPLICA EM:

             

·        DEFINIR OBJETIVOS, INDICADORES E CRITÉRIOS;


·        REFLETIR SOBRE A PRÁTICA E REPLANEJAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS, UTILIZANDO OS DADOS APONTADOS PELOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO;


·        NÃO SE LIMITAR APENAS AO RENDIMENTO DO ALUNO;


·        OFERECER AO ALUNO A OPORTUNIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO;


·        DIAGNOSTICAR O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, O DESEMPENHO DE SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS;


·        BUSCAR, JUNTAMENTE COM OS ALUNOS, SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DETECTADAS;


·        CONSIDERAR OS DIFERENTES INSTRUMENTOS  DE AVALIAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS REGISTROS;



IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS


                             O REGISTRO CONSTANTE PERMITE UMA OBSERVAÇÃO MAIS FUNDAMENTADA SOBRE OS AVANÇOS DOS ALUNOS, REVELANDO A TRAJETÓRIA DA APRENDIZAGEM (O QUE APRENDERAM, COMO E O QUE FALTA APRENDER), ESTABELECENDO PONTOS DE CHEGADA PARA CADA PERÍODO DE AVALIAÇÃO.
                            PARA HOFFMANN (2000),REGISTRAR SIGNIFICA ESTABELECER UMA RELAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA SOBRE AS VIVÊNCIAS, OS AVANÇOS, AS DIFICULDADES,OFERECENDO SUBSÍDIOS PARA ENCAMINHAMENTOS, SUGESTÕES E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PARA PAIS, EDUCADORES E PARA O PRÓPRIO ALUNO.
                                                        

                                                                               
PARA ELABORAR PARECER É PRECISO…



·         PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ALUNOS E A CADA UM EM ESPECIAL;

·        REUNIR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O ALUNO, TANTO NO CONTEXTO INDIVIDUAL QUANTO NAS SUAS RELAÇÕES COM O MEIO;

·        CONSIDERAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;

·        PRIORIZAR AS PRODUÇÕES;

·        EXPLICITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS SOCIAIS, AFETIVOS, COGNITIVOS E PSICOMOTORES;

·        APONTAR A PARTICIPAÇÃO, INTERAÇÃO, COLABORAÇÃO, A AUTONOMIA, AS PREFERÊNCIAS, AS CARACTERÍSTICAS, O RELACIONAMENTO COM COLEGAS, PROFESSORES, BEM COMO SEU DESTAQUE (NO PÁTIO, NA DANÇA, NAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS, LINGUAGEM, NAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, MUSICAIS, ETC.);
                                                                
·        NÃO SOBREPOR OS ASPECTOS COGNITIVOS  AOS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS,CONSIDERAR O CAMINHO PERCORRIDO;

·         VINCULAR O PARECER À PROPOSTA PEDAGÓGICA, AOS PLANOS DE ESTUDO E AOS PLANOS DE TRABALHO;


·         INDICAR ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES (TANTO PARA A FAMÍLIA QUANTO PARA A ESCOLA).



REDIGINDO O PARECER


• LEVAR EM CONTA OS DESTINATÁRIOS (ESCOLA, FAMÍLIA E ALUNO);

• UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;

• CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO (EVITAR RASURAS E PALAVRAS PEJORATIVAS);

• OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;

• NOMEAR OS PARECERES;

• EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;

• EVITAR PALAVRAS OU EXPRESSÕES AMPLAS, SEM DETALHAMENTO;

• UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO;

• EVITAR CONTRADIÇÕES;

• EVITAR COMPARAÇÕES;

• SER COERENTE;



SUGESTÕES PARA INICIAR OS
PARECERES



·        PERCEBEMOS O PROGRESSO DE…… DURANTE ESTE BIMESTRE EM….

·        COM BASE NOS OBJETIVOS TRABALHADOS NO BIMESTRE, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ALUNO…

·        OBSERVANDO O DESEMPENHO DA ALUNA……, FOI CONSTATADO QUE NESTE BIMESTRE…
                                                        
·         A PARTIR DAS ATIVIDADES APRESENTADAS, O ALUNO DEMONSTROU HABILIDADES EM…




EM UM PARECER DESCRITIVO, É IMPORTANTE:


·         TER CLAREZA DOS INDICADORES DE APRENDIZAGEM (O QUE É NECESSÁRIO QUE OS ESTUDANTES APRENDAM EM CADA ETAPA ESCOLAR); BEM COMO DOS CRITÉRIOS A SEREM AVALIADOS;

·         EXPLICITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS SOCIAIS, AFETIVOS, COGNITIVOS E PSICOMOTORES;

·         ESTABELECER ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES;






Giane Raquel Pereira Xavier
Assessora da Ed. Inclusiva.
23ª CRE-Vacaria/RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário